Alimentos impróprios para gatos
“Prevenir é melhor do que remediar”, diz o velho ditado, é sábio e aplica-se aos nossos hóspedes gatos. Vimos que em relação às plantas em casa é melhor não arriscar com algumas espécies. Com os alimentos a atenção deve ser igualmente redobrada. Existem alimentos que são absolutamente proibidos, pois os danos que provocam nos gatos são enormes, alguns são mesmo letais.
Vejamos quais os alimentos a evitar:
- Alho – a alicina provoca a destruição dos glóbulos vermelhos, levando a anemia hemolítica, com sintomas como letargia, fraqueza, depressão, diarreia.
- Batata crua – a solamina, provoca problemas no sistema nervoso e distúrbios gastrointestinais.
- Café – a cafeína, se o consumo for excessivo, pode causar problemas hepáticos, coma e morte do animal.
- Carne crua - pode conter bactérias como a Salmonella e a coli., muito nocivas para a saúde do animal.
- Cebolas e cebolinho – contêm dissulfeto de alipropila que causa os efeitos descritos para o alho.
- Chocolate – a treobomina pode causar, se o consumo for excessivo, problemas hepáticos, coma e morte do animal.
- Fermento – provoca gases que podem causar dores e em casos graves até mesmo rutura do estômago ou intestino. Por conseguinte, nada de dar ao gato bolos e pão, e muito menos massa fermentada.
- Fruta e suas sementes – a persina, substância que se encontra na polpa, na casca e no caroço do abacate, causa diarreia nos gatos; as cerejas, os citrinos e os diospiros podem causar vómitos e diarreia; as sementes provocam inflamação e obstrução intestinal.
- Leite e derivados – muitos gatos são intolerantes à lactose. Pode provocar diarreia, problemas digestivos e pedras nos rins.
- Nozes – provocam problemas gastrointestinais (vómitos e diarreia) e respiratórios (espirros e tosse).
- Ossos e espinhas – podem causar laceração e obstrução do aparelho digestivo.
- Ovos crus – a avidina inibe a formação da biotina e impede assim a absorção no instestino. Podem aparecer problemas dérmicos (na pele e pêlo), para além do risco de salmonelose.
- Pastilhas elásticas – contêm xilitol, adoçante artificial, que causa graves problemas hepáticos.
- Peixe cru – a tiaminase metaboliza a tiamina, o que leva a perda de apetite, convulsões e em casos graves, à morte.
- Pipocas – podem provocar asfixia, e o sal pode causar desequilíbrios electrolíticos, o que dá origem a insuficiência renal.
- Tomate – sobretudo o tomate-cereja causa problemas sérios gastrointestinais.
- Uvas e passas – causam vómitos, diarreia, letargia, perda de apetite e insuficiência hepática e renal, e em casos sérios, levam à morte.
Não só não podemos dar ao gato lá de casa nenhum destes alimentos, como inclusivamente é preciso mantê-los afastados do seu alcance. Muita atenção aos armários mal fechados, ao balde do lixo, e aos alimentos guardados em sacos plásticos espalhados pela casa. Ele adora vasculhar em todos estes sítios.